sábado, 19 de março de 2011

Conheça os benefícios do Colágeno



O colágeno é uma forma de proteína muito presente no organismo humano, um componente essencial dos tecidos e do sistema esquelético. É um alimento que tem conquistado o seu espaço na ciência, com vários trabalhos científicos sendo realizados. Ele é responsável pela elasticidade da pele, pelo tônus muscular, pela saúde das cartilagens e articulações, pela vitalidade dos cabelos. Entre tantas funções, é compreensível que o envelhecimento ocorra como conseqüência da queda da produção de colágeno após os 25 anos. Aos 50 anos, aproximadamente, estudos demonstram que a o organismo só produz 35% do colágeno que necessita.


As maiores fontes de colágeno na alimentação são as carnes vermelhas, mas a ingestão através da alimentação nem sempre é suficiente. Atualmente existem suplementos à base de colágeno, em pó, comprimidos e shakes que podem ajudar na reposição. É um componente do tecido ósseo tão importante que atualmente já se pode diagnosticar a probabilidade de se desenvolver osteoporose através da perda de colágeno, trinta anos antes de a osteoporose aparecer.

Estudos têm demonstrado que a suplementação diária de colágeno não só auxilia a reposição deste, como na síntese de outras proteínas, por ser uma ótima fonte de aminoácidos, e estimulando a produção do colágeno natural.

Uma investigação clínica do Medcin Instituto da Pele avaliou a firmeza, elasticidade e hidratação da pele, como conseqüência da ingestão de colágeno hidrolisado. O estudo contou com a participação de três grupos de 20 voluntárias cada, com idade entre 35 e 60 anos, que tomaram uma dose diária de uma bebida contendo 2g ou 5g de colágeno hidrolisado. O terceiro grupo recebeu amostra placebo, ou seja, uma bebida contendo carboidrato no lugar do colágeno hidrolisado. As avaliações foram conduzidas em dois períodos: no início do estudo e após 60 dias, durante os quais o produto foi ingerido uma vez ao dia. Os resultados mostraram que as mulheres que consumiram 2g de colágeno/dia tiveram um aumento de 4,2% na firmeza e 8,5% na elasticidade da pele, enquanto que aquelas que consumiram 5g/dia tiveram um aumento de 17% na hidratação, 5,5% na firmeza e 10% na elasticidade da pele.

Encontrado em lojas de produtos naturais, orgânicos ou farmácias, ele pode ser consumido misturado a sucos, chás, leite, entre outros alimentos. Em sua composição há cerca de 90 a 95% de proteína, 1 a 2% de sais minerais e até 5% de água, sendo isento de gordura, colesterol e carboidratos.

É bom lembrar que não basta consumir cápsulas que reúnem apenas miligramas dessa substância. O ideal é ingerir cerca de 8-10g de colágeno hidrolisado todos os dias, oferecidos por suplementos específicos para essa finalidade, essa é a quantidade ideal defendida por estudos científicos para obtenção dos benefícios.

O preço do colágeno é bem acessível , e deve-se tornar um hábito para as pessoas que desejam ter uma pele bonita , saudável e jovem por muito tempo. Confira abaixo uma lista com alguns alimentos formadores de colágeno de forma natural em nosso organismo .

ALIMENTOS FIRMADORES DA PELE – Formadores de colágeno



PROTEINAS MAGRAS - Atum,Salmão,ovo,peito de peru ou frango,queijo cottage,iogurte desnatado

VITAMINA C – caju, kiwi, acerola, goiaba, laranja, cenoura, pepino

VITAMINA A e E - cenoura

ZINCO - avelã ,amêndoa, castanha do Pará, ovos, frutos do mar

SELENIO - nozes, salmão, arroz preto, frango, carne

SILÍCIO – aveia, cevada, salsa, nabo, avelã, feijão, centeio, trigo, banana, alho, alcachofras, Alho porro,Cebola, Aspargos, Mel, Morango, Nabo, Pepino, Pinhão, Tâmara.

COBRE - fígado bovino, caju, avelãs, cogumelos, lentilha e aveia





Nenhum comentário:

Postar um comentário