quarta-feira, 4 de agosto de 2010

ESPECIAL CABELOS 2



Como Hidratar os seus Cabelos em casa.

1- Antes de começar a hidratação, use sempre um shampoo específico para o seu tipo de cabelo - seco, normal ou oleoso.

2- não use nenhum tipo de condicionador em nenhum momento durante o processo. A hidratação já dá o condicionamento ao cabelo, e o uso dos dois produtos torna-se excessivo, deixando o cabelo pesado.

3-Seque os cabelos com uma toalha, tirando o excesso de umidade, pois o excesso de água pode diluir a máscara .

4- Desembaraçe os cabelos com um pente de dentes largos.

5- Prenda os cabelos com uma presilha ou piranha , e vá soltando mecha por mecha para fazer a hidratação. Utilize um pincel de tintura para aplicar o produto, começando pela nuca até a parte frontal da cabeça. Massageie bastante o couro cabeludo para ajudar na penetração do produto.

6- Nem só produtos industrializados conseguem um bom efeito, as hidratações caseiras também, vale a pena experimentar.

7- Na hora da retirar a máscara hidratante, utilize água na temperatura morna. O calor elimina qualquer resíduo do cabelo e garante mais brilho.

8- O uso de touca térmica por 15 minutos  , garante um resultado mais poderoso a hidratação. O calor ajuda a abrir a escama dos fios, facilitando a penetração do produto.

9- Caso queira só dar brilho aos fios, coloque uma toalha na água bem quente, torça para tirar o excesso da água e enrole-a no cabelo já com o creme.

10- não há diferença em se usar secador ou não para finalizar o tratamento. O cabelo pode secar naturalmente porque o produto já realizou o efeito desejado.

Fonte: Pendurada nos fios

Hidratação Caseira

A hidratação Capilar serve para repor a umidade natural, nutrientes e a queratina perdida. São tratamentos a base de queratina, vitaminas e proteínas. É uma grande aliada para manter os cabelos saudáveis, com brilho, macios e sedosos.
Mas nem sempre temos dinheiro para fazermos uma hidratação de 15 em 15 dias num salão de cabeleiro, por isso, trouxemos receitinhas caseiras, fáceis e baratas.




Receitas Caseiras

Oleosos: Passe argila banca ou verde com água filtrada ou soro fisiológico somente na raiz. No comprimento e nas pontas, use uma mistura de 2 colheres de sopa de mel e 1/2 mamão papaia batidos no liquidificador. A argila pode ser encontrada em lojas de produtos naturais.

Ressecados e quimicamente tratados: Lave os cabelos com shampoo hidratante e aplique a máscara com 2 colheres de sopa de mel, 1 copo de iogurte natural e 1/2 abacate batidos no liquidificador. Deixe agir por meia hora com touca térmica.
Vale usar uma touca de banho comum, toalha quente, plástico-filme ou papel-alumínio para abafar os fios.

Frágeis e com queda: Lave os fios com um shampoo fortalecedor e, 3 vezes por semana , passe a mistura de 1 copo de iogurte natural com 1 babosa.  Use a receita imediatamente e não reaproveite as sobras.

Muito secos: A cada 15 dias, bata no liquidificador 1/2 abacate, 3 castanhas-do-pará e 2 colheres de sopa de óleo de amêndoas. Aplique nos fios e deixe por 30 minutos. Enxague e seque com o secador.
Mantenha 20cm de distância entre o secador e o cabelo para evitar o ressecamento.

Tingidos : Misture 1 colher de sopa de mel, 1/2 colher de sopa de óleo de amêndoas e 1 colher de sopa de máscara para cabelos coloridos. Aplique mecha por mecha, enrole plástico-filme e deixe por 20 minutos, Enxague bem.
Use shampoo, condicionador e máscaras nutritivas com proteínas e queratina.

Normais: Misture a polpa de 3 maracujás com 1 copo de iogurte natural e aplique nos cabelos, Massageie o comprimento e o couro cabeludo. Enxague após 20 minutos. Repita a cada 21 dias em média.

Afros : Misture 1 colher de sopa de óleo de amêndoas, 2 colheres de sopa de creme de hidratação, 1/2 copo de iogurte natural e 1 ampola de tratamento. Aplique nos fios, deixe agir por 20 minutos e enxague.
Evite lavar os fios crespos mais que 3 vezes por semana, pois a oleosidade natural ajuda a mante-los hidratados.

Nutrição Extra : Misture 1 copo e iogurte natural, 2 colheres de sopa de mel e 1 colher de sopa de óleo de amêndoas. Aplique nos fios lavados e úmidos a mais ou menos 3 cm abaixo da raiz, massageando bem, Use touca térmica por 20 minutos.
É ideal para hidratar qualquer tipo de cabelo. Repita uma vez por semana.

Brilho Intenso:  Retire toda a polpa de uma folha de babosa e bata o liquidificador até formar um gel. Passe da raiz até as pontas. Deixe agir por 30 minutos e enxague bem.

Fonte: Revista Malu

Hidratação Milagrosa Profunda : Misture duas colheres de sopa de vodca, duas colheres de sopa de mel, 1/2 abacate maduro, uma gema de ovo e uma capsúla de complexo hidratante. Aplique ao longo de todo o cabelo, deixe por 30 minutos e depois enxague abundantemente.
O que cada ingrediente faz para o seu cabelo? A vodca remove  a sujeira e a oleosidade desde a raiz, o mel tem a função de hidratar e o ovo de condicionar, deixando o cabelo macio.

Fonte: Pendurada nos fios 


Máscara para cuidar dos Fios Quebradiços e com Pontas Duplas: 3 colheres de sopa de maionese ( sem limão e sem ser light), 1 colher de sopa de azeite de oliva e 1 colher de sopa de creme de leite, misture todos os ingredientes e aplique a máscara nos cabelos. Massageie o couro cabeludo por cinco minutos e, em seguida, cubra os fios com uma toalha embebida em água quente ( toalha quente ). Deixe agir entre dez e quinze minutos. Retire a máscara com shampoo e aplique o condicionador. Para dar mais brilho, finalize o enxágue com dois copos de água morna acrescidos de uma colher de sopa de vinagre de maçã.

Máscara de ação imediata para Fios Quebradiços : Para combater os fios quebradiços antes de lavar os cabelos com shampoo, massagei-os com leite de coco ( rico em vitaminas e proteínas, ele restaura os fios na hora!). Importante: ao finalizar a lavagem, aplique reparador de pontas ( silicone).

Máscara para Pontas Duplas : Aplique um pouco de manteiga sem sal nas pontas e cubra com uma toalha morna. Deixe agir por dez minutos e lave com shampoo e, depois condicionador. Para dar mais brilho, finalize o enxague com uma mistura de dois copos de água morna acrescidos de uma colher de sopa de vinagre de maçã ou suco de limão.

Fonte: Revista Viva!


Segredinhos

- Precisa de brilho instantâneo? enxague com água de coco gelada.

- O brilho do cabelo crespo é garantido com hidratação 3 vezes por semana em casa e uma vez por mês no salão.Os especialistas recorrem a tratamentos de revitalização, como banho de queratina, aplicado nos fios com a ajuda do calor da chapinha para que a substância penetre melhor.

- A água quente abre as cutículas ( escamas que recobrem a fibra capilar ), portanto, prefira banho morno. No último enxague, depois do condicionador, jogue água fria.

- Nunca saia do chuveiro e vá direto ao secador. Sem proteção, o cabelo não resiste a ressecamento, descoloração, porosidade, pontas duplas e frizz. Aplique nos fios úmidos um produto termoativado, que forma um filme ao redor da fibra capilar evitando danos provocados pelo ar quente do secador e ainda proporciona brilho e maciez aos fios.

- Para obter  um liso irretocável em casa acerte na escova: 
Redonda Grande  quanto mais grosso for o cabelo, maior o diâmetro do modelo e o espaçamento entre as cerdas.
Redonda Média   para os fios mais finos, deixa o cabelo bem retinho, mas sem chapar.
Redonda Pequena   alisa e modela cabelos curtos, também é ótima para virar as pontas para cima.
Raquete tipo prancha   ao mesmo tempo que estica, dá movimento aos mais lisos.

- Mantenha cachos definidos, com um ativador de cachos. Leve o produto na bolsa e borrife de vez em quando ao longo do dia.

- Combata de vez o ressecamento fazendo hidratações semanais. Prefira as máscaras de aminoácidos do trigo e manteiga de karité.

- Para conter o volume dos cabelos crespos espalhe 3 gotas de óleo de silicone no cabelo molhado. Retire o excesso de umidade amassando os fios com uma toalha e use o difusor.

- Cabelos crespos e cacheados é preferível que sequem ao natural, é só espalhar o leave-in disciplinador de cachos no cabelo úmido.

- Use diariamente um cosmético redutor de volume nos cabelos crespos, os a base de aloe vera e proteínas mantém a hidratação e doma a cabeleira.

- Truque para o crespo não armar: misture cinco gotas de gloss com um punhado de gel líquido e aplique nos fios ainda úmidos.

- Quando não for lavar os cabelos no banho, proteja os fios da umidade ( e do Frizz ) com uma toca de banho.

- Adote o pente de madeira de dentes largos para desembaraçar ps fios úmidos.

-Cada cabelo, uma sentença. Escolha os produtos certos para o seu tipo de fio, não se deixe levar apenas pelo cheiro.

- Alterne o shampoo. A estrutura da fibra capilar muda com o tempo. Ás vezes está mais oleosa ou mais seca e aí você precisa de um produto específico. Sendo assim os cabeleireiros sugerem deixar duas duplas de shampoo e condicionador no boxe do chuveiro para ir alternando. O cabelo ficará sempre solto e com muito brilho.

- Capriche no enxague. Excesso de shampoo e creme compromete o balanço dos fios. Enxague com abundância ( é o truque dos salões ), até sentir que estão limpos, porém maleáveis.

- Máscara toda a semana. Para manter a cabeleira em ordem ( em casa ), é preciso investir em bons produtos. Principalmente uma máscara hidratante poderosa que equilibra o PH, melhora a estrutura capilar danificada e que possa ser usada a cada sete dias.

- Para distribuir os óleos naturais do seu cabelo, incline-se e escove o couro cabeludo e os cabelos da nuca para a testa até o couro começar a formigar. Então, massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos.

- Para diminuir a eletricidade estática, umedeça sua escova antes de escovar.

- Evite usar escovas no cabelo molhado, pois elas o tornam quebradiço. Use pentes de madeira e de dentes largos de preferência.

- Se o seu couro cabeludo sofre de descamação, tente fazer o seguinte a cada duas semanas: divida o cabelo e passe um chumaço de algodão com álcool tópico sobre o couro cabeludo. Deixe o álcool secar, então escove o cabelo e enxague por completo com água quente e sem shampoo.

- Queda de cabelos e cabelos sem vida podem ser sinal de má alimentação, Tente diminuir o colesterol e as gorduras.

- Aguarde 48 horas depois de tingir os cabelos para usar shampoo. Dê um tempo para ele absorver a cor.

- Se seus cabelos tem tendência a armar com o uso de condicionadores , gel para pentear ou spray, misture 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio com o seu shampoo uma vez por semana. Enxague e seque normalmente. Use um pouco de creme para remover a estática, controlar pontas rebeldes e dar uma aparência brilhante tanto aos cabelos lisos como cacheados. Aplique uma quantidade bem pequena em uma mão e esfregue entre as palmas ds mãos. Então , passe as mãos entre os cablos. Se for fazer tranças, aplique antes e depois de fazê-las, para dar os retoques finais.

- Use gel depois de terminar as tranças para baixar os fios soltos e rebeldes. Aplique na ponta dos dedos ou na ponta de um grampo e passe na parte superior dos fios soltos para fazê-los voltar ao lugar.

- Use spray para manter o penteado no lugar. Se deseja uma aparência de suavidade, mas precisa controlar o cabelo, coloque o spray na palma das mãos e passe suavemente na superfície do cabelo para controlar as tranças rebeldes.

- Use uma faixa de borracha emcapada ou um prendedor macio para segurar os rabos de cavalo e pontas de tranças, assim você diminui a tensão sobre os cabelos, evita a quebra.



Fonte: Máxima



Nenhum comentário:

Postar um comentário