quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Lavar o cabelo, o básico que pode fazer a diferença.




Não precisa gastar uma fortuna. Cuidados simples ainda no banho diminuem os danos ao cabelo. Por isso, além de escolher a dupla de condicionador e xampu certa para o seu tipo (ou para o efeito que você deseja causar: liso, com volume ou cachos definidos), vale seguir algumas recomendações. A primeira delas é ser gentil com ele – lave-o como se os fios fossem uma lingerie delicada. Deixe o esfrega-esfrega apenas para o couro cabeludo. “No comprimento, passe apenas os dedos para espalhar a espuma e puxe a água para baixo. Se torcer, o cabelo úmido, que fica com mais elasticidade, tem maior risco de quebrar”, diz Fabiane Brenner, dermatologista da Universidade Federal do Paraná. A seguir, outros truques que vão fazer grande diferença.






Dose a quantidade de xampu


Em nome da limpeza do cabelo, vale encher a mão de produto, certo? Errado! “O excesso de xampu fragiliza os fios. Isso porque, além da sujeira, ele remove a proteína do cabelo”, explica Carla Scanavez, química da Universidade de Campinas (Unicamp). O vilão é o detergente, batizado de lauril sulfato de sódio, uma substância bastante agressiva. É claro que os cosméticos modernos levam na fórmula agentes hidratantes e reconstrutores que combatem esse dano, mas não custa dosar: uma quantidade de xampu equivalente ao tamanho de uma moeda de 50 centavos é o suficiente para deixar a cabeça limpa e cheirosa.



Veja o PH no rótulo

Alguns xampus, principalmente os vendidos no salão, indicam essa informação na embalagem. Sabe por quê? O pH determina o grau de acidez (menor que 7) ou de alcalinidade (maior que 7) dele. Como o cabelo tem pH levemente ácido, entre 4,2 e 5,8, o ideal é lançar mão de um produto compatível. A única exceção é o xampu de limpeza ou anti-resíduos, que deve ser usado uma vez na semana. “Caso contrário, o cabelo fica sem brilho e difícil de desembaraçar”, fala Everton de Freitas, especialista em desenvolvimento de produtos capilares da Vital Especialidades, em São Paulo.



Escolha: hidratante ou reconstrutor

São tantas as opções para cabelo danificado que a gente fica perdida na hora de comprar xampu. Siga esta regra: quem faz uso de secador ou chapinha, pratica natação ou vive na praia deve optar por ativos hidratantes. Entre os mais usados, estão a ceramida, a lanolina, o pantenol, o silicone e os óleos hidratantes (como o de abacate e de amêndoas). Se você é adepta da química – tintura, alisamento, relaxamento –, vale escolher substâncias que vão recuperar a fibra capilar. Boas pedidas: queratina, proteína ou aminoácidos e tutano de boi.


Cabelo oleoso? Esfoliação nele!

Os esfoliantes capilares (encontrados em supermercados e farmácias) combatem o problema, devolvendo a maciez e o volume desse tipo de cabelo. Siga o passo-a-passo:

1. Com a ajuda de um pente fino, aplique o produto na raiz como se estivesse passando uma tintura. Cubra todo o couro cabeludo, não deixando de fora a parte de trás da cabeça.

2. Use a ponta dos dedos para massagear suavemente toda a área. Os grânulos do produto removem
as células mortas e a ação adstringente dos ativos controla a oleosidade.

3. Enxágüe no chuveiro ou com a ajuda de um borrifador com água. Use um pente fino para remover o excesso dos grânulos conforme for desembaraçando as mechas.

Um comentário:

  1. Oi querida!! Aqui estou te seguindo como Rapunzel!! Super legal seu blog e os posts!! Obrigada por me seguir! Beijos...

    ResponderExcluir